Casamento na Espanha entre Brasileira (o) e Espanhol (a) Parte I

Chegou Janeiro, estávamos super animados, iniciaríamos os trâmites para nossa união, fui ao Consulado Brasileiro em Madrid (www.consuladobrasil.es) pedir informação sobre os procedimentos.

Fui atendida depois de 4 horas de espera e uma mocinha  muito simpática me atendeu e me disse tudo que eu já sabia e me orientou sobre algumas pessoas que ficam na porta do consulado tentando vender um serviço (para que vá mais rápido) para trâmites que são grátis, então muito cuidado por aí:

Pulo do gato: Chegue bem cedo no consulado se você viver em uma cidade como Madrid, eles só dão 40 números por dia e a fila é enorme tem gente que chega as 5 da manhã, eu fui as 8 hrs e a fila já estava grande, eles começam a dar o numero as 9:30 mais ou menos depende de quanto atrase as coisas lá dentro, mas disso não passa, as pessoas que estão na fila vão fazer trâmites diferentes do seu o que pode significar, que vão ser mais rápidos ou mais demorados que você. (Então se existe a necessidade de ir lá, chegue cedo).

Os documentos para iniciar os trâmites são (coisas que você tem que pedir no Brasil e fazer na Espanha antes de tudo):

Primeiro passo (Na Espanha):

Estar empadronado, porque para tirar os seguintes documentos espanhóis você terá que apresentar o padrão (Padrón).

O que é o Padrón?

O Padrón Municipal de Habitantes, registra e certifica que uma pessoa vive em dito distrito, bairro e endereço (de sua casa) desta maneira eles sabem onde e quantas pessoas vivem em tal lugar e podem controlar melhor o crescimento da cidade. A funcionalidade pra você, seria como um comprovante de residência no Brasil, só que lá utilizamos contas de luz, gás, telefone. Aqui qualquer coisa que tiver que comprovar sua moradia é só apresentar o seu Padrón.

Estou ilegal, posso me empadronar?

Sim, você pode se empadronar estando ilegal o único que precisa é que seu cônjuge vá com você até o Ayuntamento (Ajuntamento é como uma mini prefeitura, ele coordena os assuntos de um distrito onde dentro dele existem vários bairros, uma zona) de seu distrito e diga que quer empadronar você em seu domicilio, ele só precisa levar o DNI e você seu passaporte.

E o ideal é que estejam lá bem cedinho e durante a semana se for possível, para que esteja vazio.

Eles entregam o Padrón na hora?

Sim, não costuma demorar nada, comigo demos muita sorte, chegamos lá as 9 hrs da manhã, não havia quase fila, pegamos um numero e fomos chamados logo em seguida, meu namorado disse que queria me empadronar, a senhora pediu o DNI dele, o meu passaporte e nosso endereço. Preencheu em seu computador meus datos, imprimiu o certificado me entregou e fim.

Custa quanto fazer o Padrón?

Não custa nada, nem um centavo. Então desconfie se alguém lhe disser que será mais rápido se você pagar uma quantia.
é inclusive ilegal que te cobrem por um serviço público que não tem custo de taxas.

É para sempre?

Não, não é para sempre, cada vez que você se mudar de casa, você tem que ir ao ayuntamento atualizar seus dados e se for mudar de cidade, dar de baixa em seu registro, que não será apagado ficará lá, para que você possa comprovar os anos que morou neste lugar, mas estará claro que você não vive nesta cidade desde sua baixa.

Tem validade, tenho que renovar?

Sim, mesmo que você não mude de endereço, no Padrón de um estrangeiro tem uma data para renovação que possivelmente será de dois anos após sua inscrição.

Pronto seguindo esses passos você terá rapidamente seu Padrón, e não se esqueçam a burocracia aqui pode ser tão lenta como no Brasil então não deixe mesmo para amanhã o que se pode fazer hoje.

Bjs e seguirei contando.


Um pensamento sobre “Casamento na Espanha entre Brasileira (o) e Espanhol (a) Parte I

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

