Casamento na Espanha entre Brasileira (o) e Espanhol (a) Parte III

Olá, estou de volta depois de uma dura semana de trabalho, fiquei feliz em ver a Thaisa me escrever 🙂 é bom saber que não estamos só no mundo ou melhor na web. Obrigada Thaisa e sinta sempre a vontade para comentar :). Se quiser entrar em contato pode ser pelo email vivendoenmadrid@gmail.com.

Continuando o post anterior, com os primeiros passos dados pensei que melhor seria entrar em contato com um advogado e que soubesse de leis Brasileiras, lembram que eu falei sobre as pessoas que ficam na porta do consulado então, olhem o que me aconteceu.

Na minha primeira visita aquela larga eu peguei uma revista brasileira, nela tinha alguns anúncios de escritórios de advocacia gerenciado por brasileiros, eu liguei e a senhora que me atendeu disse que eu deveria me encaminhar ao escritório (na minha profissão já se diz quem tem idéias não tem medo de contar) fui, acompanhada do meu namorado, chegando lá era um casal o homem espanhol a mulher brasileira tinham umas caras de malandros, mais é claro que eu não percebi de inicio, me contaram toda uma história, final me cobrariam para pedir minha certidão de nascimento e a autenticação em Brasília e a tradução, e ela dizia que era melhor primeiro eu convalidar meus estudos aqui que para pedir o tramite do casamento seria mais fácil, conclusão saímos eu achando um pouco estranho, uma semana depois assistindo o jornal sai uma noticia de um escritório de advogados brasileiros que lesavam seus clientes cobrando varias vezes pelo mesmo serviço alegando que dava problema ou faltavam carimbos do ministério, quem vocês acham que eram…Eles é claro (que dedo podre eu tenho) ou muita sorte afinal eu não contratei nenhum serviço com eles (graças a Deus).

Então decidi fazer o primeiro passo por minha conta:

Todos os documentos devem ser sido expedidos a menos de 3 meses então ai tem que tomar cuidado pra não chegar aqui e ter passado do tempo.

Certidão de nascimento

Cartório

Eu pedi a minha mãe que fosse ao cartório e pedisse minha segunda via da certidão de nascimento, minha mãe pagou RS 17,50, no Rio de Janeiro essa taxa pode variar dependendo da cidade mais mas cara que isso não.

Carimbo do ministério

Demorou 1 semana e minha mãe já tinha minha certidão, essa certidão precisa ser carimbada pelo ministério de assuntos exteriores (http://www.itamaraty.gov.br/), caso contrário não tem nenhuma validez aqui na Espanha nem em nenhum outro país europeu.

Mais existe outra maneira se vc não conhece ninguém que viva em Brasília em algumas cidades você pode colocar esse carimbo sem precisar mandar para Brasília no site acima tem uma lista de onde pode ser feito e se não você pode enviar uma carta por sedex com o selo de envio de resposta pago e quando chega lá eles carimbam e enviam de volta pro endereço que você colocou, experiência disso eu não tenho pois como comentei não fiz assim, mas acredito que este processo deve ser um pouco mais demorado. (quem tiver feito e puder me dizer o tempo que demorou agradecemos).

Carimbo no consulado de Espanha no Brasil

Depois de ser carimbada pelo ministério de assuntos exteriores do brasil tem que ser carimbada no Consulado Espanhol no Brasil, no meu caso nosso amigo enviou no consulado Espanhol que fica em Brasília mesmo. se não tem ninguém que vá fazer isso por você em Brasília, envie a carta e depois que receber sua carta com a certidão já carimbada pelo ministério brasileiro, leve no consulado da Espanha na sua cidade (Brasil).

(tem que ser nesta ordem, segunda via da certidão de nascimento, carimbo do ministério de assuntos exteriores do Brasil, carimbo do consulado de Espanha no brasil)

Porque? olhem a burocracia

Você tira sua certidão no cartório vem com aquele selinho de documento autenticado, o ministério de assuntos exteriores do Brasil  coloca um selinho reconhecendo que o selinho do cartório é verdadeiro e o consulado de Espanha no Brasil da um outro selinho reconhecendo que o selinho do ministério de assuntos exteriores no brasil é verdadeiro)

Que rolo!

Resultado para mim

Como meu marido tem um amigo em Brasília enviamos a sua casa e ele nos enviou aqui na Espanha já com os carimbos em 2 semanas.

(Chegando na Espanha)

Tradução juramentada

Já estava aqui, mas claro estava em português e eles não aceitam o documento assim, então o que fazer, tradução juramentada, no site do ministério de extranjeria da Espanha você pode encontrar uma lista de tradutores juramentados, eles cobram por palavra mas damos a sorte que agora quando se pede a segunda via da certidão já não vem mais aquele testamento, vem as informações mais importantes, custa entre 35 a 40 euros eu fiz com uma senhora muito fofa portuguesa de Madeira, me cobrou 40 euros e demorou 2 dias eu fiz um scan mandei por e-mail, e no dia ela me pediu que leva-se a original, claro!

Terminou? não!

Quando já esta feita a tradução você deve levar sua certidão de nascimento original ( a que você recebeu do brasil cheia de carimbos) junto com a tradução juramentada para ser convalidada pelo ministério de assuntos exteriores de Espanha. Aquela história dos selinhos em sua ultima parte ( O ministério de assuntos exteriores de Espanha reconhece que o selinho do consulado espanhol no Brasil é verdadeiro)

Como convalidar na Espanha Primeiro passo

Eu perdi maior tempo pois o papel que te dão com a lista de documentos no registro civil te manda ir para um lugar que já não é mais ali que se faz ou seja fui atoa.

Entre no site do MAEC (http://www.maec.es) no menu a esquerda clique em Servicios Consulares, e depois em, Cita previa para legalizaciones.

Vai entrar a página onde explica como pedir a data (cita prévia) e no final da pagina tem um sim li e aceito e um botão para pedir a cita (se você não ler, algo muito importante a se fazer, te digo que você tem que ir pessoalmente outra pessoa só pode ir por você se tiver uma procuração sua)

o resto é fácil a pagina é simples

Qué trámite desea efectuar?  Preguntas Frecuentes
Información de protección de españoles en el extranjero y visados
Legalización de documentos (ESTE AQUI)

Quando clica neste automaticamente o que esta em baixo vai ser marcado

Na próxima pagina clique em continuar

Na próxima preencha seus dados (confira pra ver que esta tudo certinho)

Na próxima introduza o numero de documentos que você esta levando para legalizar se é só a certidão (1)

(a tradução juramentada você tem que levar mais não conta neste caso para a legalização, vou contar eu coloquei 2 e descobri isso lá, rs)

Na próxima já aparecerá as datas e horários pra você escolher (chegue ao menos 30 minutos antes)

(Se você pode fazer as contas mais ou menos de quando  vai ter sua certidão aqui peça logo a data para já reservar, porque as vezes te dão datas para uma ou duas semanas depois. (ou seja perca de tempo)

Leve seu passaporte

Depois disso pronto já tem sua certidão de nascimento prontinha, vou indo pois amanhã irei para o Brasil de férias, vou arrumar minha malas, estou muito feliz e mais feliz sabendo que estou ajudando a pessoas pra que os caminhos sejam mais fácies que o meu!

Beijos fiquem com Deus e escrevo do Brasil…


5 pensamentos sobre “Casamento na Espanha entre Brasileira (o) e Espanhol (a) Parte III

  1. Muito bom o seu post. Além de gostoso de se ler, ele é muito claro e didático. Já estou aguardando os próximos capítulos. Parabéns pela iniciativa e principalmente pela qualidade.

  2. Gostei muito do seu blog, como dizem aqui no Brasil, tem sido uma mão na roda. Já tirei várias duvidas. Espero que você dê continuidade pois é muito boa nisso. Parabéns!!!!

  3. Ai que amavel da tua parte, esclarecer nossas dúvidas, que Deus te abençoe muitíssimo! se nota que tem um bom coraçao e que nao é egoista…que tenha muita sorte em tudo que por as maos, pois voce merece!!!Obrigada, um abraço

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

