Certificados – Parte 4

Ain Gente! voltei, depois de tanto tempo sem postar nada, por falta de tempo mesmo, esse ultimo ano foi bastante complicado entre trabalhar, cuidar da família e estudar não tinha animo para fazer nada mais. Eu vim recebendo ao longo desse ano comentários, perguntas feitas diretamente pelo e-mail e isso me motivou e me deu muita força pra voltar a escrever.

Então antes de qualquer outra coisa, quero agradecer a todos vocês que comentaram no blog e também enviaram perguntas que eu fui respondendo a medida do possível. Vocês foram sem dúvida a peça mais importante pra eu estar aqui outra vez, então, obrigada de coração 😉

Antes um comentário rápido não se preocupem com os documentos dele(a) *O cidadão espanhol(a), pois se vocês estão fazendo os trâmites desde a Espanha os dele(a) saem rapidinho, meu marido tinha tudo em um dia. Que inveja branca

Vamos ao certificado de Solteria e Residência

ok, já tinha minha certidão de nascimento na mão tudo direitinho, risquei da lista e fui ao próximo item que eram os certificados de residência e solteria, eu estava a menos de um ano empadronada, e eles pedem um certificado de residência dos últimos dois anos, pensei, ferrou com tudo, no Rio não tem Padrón, nem nada parecido o que vou trazer contas de luz dos últimos 24 meses :0,  e o certificado de solteria iria ter que pedir no brasil outra vez já que pedem testemunhas e fazer todo o trâmite de carimbos??

Pirei né, mas contei com a ajuda de uma Brasileira que é casada com um amigo do meu marido, eles se casaram aqui na Espanha também então ela me contou exatamente como fazer e eu fiz igual deu certo!!

Como faço isso? 

Vá ao consulado Brasileiro na cidade que você vive na Espanha, não esqueçam do outro post cheguem cedo, você vai levar original e cópia legível da Certidão de Nascimento, beleza já temos

(lembra da ordem de retirada dos documentos que eu comentei, eu fui lá, enfrentei o mairo filão e não tinha ainda a bendita certidão na mão pois pensava que podia ser com o passaporte, embora no consulado ela não precise ter o carimbo do ministério só o do cartório já vale, é nossa pequena ilha Brasileira na Espanha),

identidade também original e cópia,  comprovante de residência no brasil qualquer um luz, gás, telefone, você precisa estar acompanhado de duas testemunhas e elas devem ser brasileiras, ter mais de 18 anos e possuir cópia e original de passaporte ou identidade brasileira, não serve o NIE, elas vão servir de testemunhas para o trâmite de solteria.

Chegada a sua vez diga que quer fazer esses dois trâmites vão te dar o formulário preencha tudo com atenção junto com suas testemunhas pois com os dados que você coloque eles vão fazer o certificado e se vier errado não vai servir.

As testemunhas vão com você até o guinche do consulado e vão assinar na frente da atendente.

Tem que pagar?

Sim, imagine o consulado como um cartório fora do seu país, eles cobram para abrir firma, para certificar documentos, tudo igual, e eles até contam com uma agencia do Banco do Brasil pra você ter a comodidade de pagar ali mesmo, rs…

(Na boa eu acho que deveria ser de graça, mas no Brasil sai bem mais caro casar, assim que, caladinha)

No site do consulado está como 15 euros, cada documento, eu me lembro que por questões de assinatura eu paguei quase 40 euros então vá prevenido ao menos com essa quantia.

Entregam no mesmo dia? 

Não, eu voltei uma semana depois pra pegar.

Tem que traduzir?

Não, o documento já vem em espanhol e com o carimbo do consulado.

E isso das testemunhas?

Eu não conhecia muitas brasileiras aqui, então minhas testemunhas foram essa menina que era casada com o amigo do meu marido e uma amiga dela, isso quer dizer que se você não conhece ninguém, você pode perguntas as pessoas que você conhece se te apresentam algum(a) brasileiro(a), ou mesmo, no próprio consulado pedir um favor a alguém que esteja ali, já que normalmente eles já estão em pose dos documentos necessários. 

Tem que ter algum carimbo mais?

Sim, o do ministério de assuntos exteriores de Espanha (onde você legalizou a sua certidão de nascimento na Espanha com cita previa pelo site) lembrando não é necessária tradução o documento já vem em espanhol.

Isso vale para os dois documentos ok,  solteira também conhecido como certificado de capacidade matrimonial e o comprovante de residência.

Eu fiz tudo certinho mas como lá no consulado me disseram que eu não precisava fazer mais nada pois o papel já estava em espanhol e com o carimbo do consulado.

Eu não levei pra legalizar e quando tinha todos os documentos pra dar entrada a mulher que nos atendeu não aceitou esses dois documentos dizendo que faltava o carimbo do ministério de relações exteriores de Espanha :/

finalmente ela deixou darmos entrada mais colocou um “F” de falta GIGANTE na pasta e disse pra eu levar esses dois legalizados o antes possível senão ela teria que cancelar.  Ou seja eu dei muita sorte, já que os funcionários públicos aqui não tem uma fama de os mais simpáticos do mundo.

Feito isso gente é só riscar mais esses dois e partir para o próximo 🙂

Um beijo grande!! Escrevo em breve, prometo 🙂

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

